João Batista Silva
Textos
Padre Santo - Prefácio
   

"A caminho da santidade

A Igreja Católica tem sua fé maior em Jesus Cristo, que veio ao mundo, deixou seus ensinamentos, sofreu, morreu para salvar a humanidade e ressuscitou, para a glória de Deus. Depois dele, começando por Maria e os doze apóstolos, muitos foram os que se entregaram por amor a Cristo e à Igreja, vivendo a união, a humildade e a fraternidade. É isso que este livro de João Batista Silva nos apresenta: um pouco da história de fé de Padre Libério Rodrigues Moreira e de outras pessoas que contribuíram – ou contribuem – para manter viva a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo e fomentar seus ensinamentos no meio do povo.

Já nas primeiras páginas desta obra, o autor professa sua crença na santidade de Padre Libério ao convidar o leitor a rezar a oração pela beatificação desse Servo de Deus. A oração em si nos apresenta um modelo de vida cristã, pois, além de enaltecer os valores cristãos do referido padre, pede que nos conceda o dom de imitá-lo em suas virtudes e no amor que nutria por Jesus, Maria e José.

Logo na primeira parte, o autor nos transporta no tempo para conhecermos um pouco da trajetória de vida de Padre Libério, desde seu nascimento, em 1884, sua vida civil e religiosa, sua fama de milagreiro, até sua morte em 1980. Segue então um poema dedicado ao padre, que nos remete ao seu ministério e nos faz perceber a leveza de seus passos, a clareza de suas palavras e a pureza de sua alma. Tal qual a vida, a caminhada religiosa também não para, está sempre acompanhando a evolução da humanidade. E muitos são os que colaboram com os planos de Deus. O autor nos apresenta, paralelamente, a história de vida de outras pessoas que se entregaram à construção do Reino de Deus aqui entre nós. Segue então poemas à Virgem Maria, às mães, ao Servo de Deus Padre Júlio Maria De Lombaerde e outros. Também a Dom Belchior, inclusive com um poema de autoria do Padre Douglas Rodrigues Xavier cantando os feitos e as glórias daquele que foi bispo de Luz por tanto tempo.

Também ganham destaque, nesta obra, alguns feitos e pessoas de nossa região, parte da história dessas terras, que se lembram do Padre Libério e contam seus feitos e as graças recebidas por seu intermédio. João Batista cita a construção da Santa Casa, da Igreja do Rosário, da Sociedade São Vicente de Paulo, dos cruzeiros que por aqui foram erguidos – os dois que permanecem, na Rua Cruz do Monte e no Bairro São Vicente –; fala da Irmã Maria, de Alzira de Souza Cunha e outros. Também somos levados pelo autor a acompanhar as expressões de fé que mantêm viva a figura do Padre Libério entre nós, como as caminhadas, as cavalgadas, as missas celebradas na igreja em Leandro Ferreira e nas capelinhas erguidas em sua honra.

Enfim, em uma obra que também faz menção a vários religiosos do nosso tempo, o devoto e escritor João Batista fala da vida santa de Padre Libério e de como ele cresceu e viveu entre os humildes, pobres e marginalizados. Padre Libério viveu como um autêntico missionário, discípulo de Jesus. Aos olhos dos crentes, merece o título de santo e a glória dos altares. A Igreja já deu os primeiros passos ao analisar sua vida e proclamá-lo “Servo de Deus”. Com sua obra, João Batista inflama no povo a devoção a esse padre tão querido e conclama os leitores a rezarem por sua beatificação, cujo processo está em andamento.

Servo de Deus Padre Libério, intercedei por nós."

Luisa Garbazza
16 de janeiro de 2018
 
João Batista Silva e Luísa Garbazza
Enviado por João Batista Silva em 07/03/2019
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras